beringela

Berinjela à parmegiana

10:29




Ou parmegiana di melanzane (italiano) lembra muito a montagem da lasanha, mais o diferencial é que montamos em porçôes individuais, no lugar da massa usamos a berinjela, e o recheio não contém carne muito meno o molho bechamel (ou branco). 
Sem falar nos benefícios ao consumir berinjela, por ser rica em fibras reduz o risco de câncer de cólon, regula o intestino auxiliando na redução de gordura na barriga. composta pelas seguintes vitaminas e minerais:

zinco - auxilia no crescimento e desenvolvimento imunológico.
potássio - atua na contração muscular e no metabolismo proteico.
cálcio - atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular.
Vitamina B1 -  exerce função no metabolismo dos carboidratos e das
gorduras.
Vitamina B2 -  atua em diversos processos metabólicos no organismo, como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos.

 Vitamina C -  atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.


Receita

4 unidades de berinjelas 

250 g de molho de tomates

100 g queijo parmesão fresco

200 g mussarela de búfala 

1/6 molhe de manjericão fresco 

1/6 molhe de orégano fresco

100 ml de azeite de oliva extra virgem 

sal a gosto


Pré aqueça o forno a 180ºC.
Higienize a berinjela, deixei de molho em água hipoclorito de sódio. com um ralador fatie as berinjelas no sentido do comprimento, devem ficar bem fininhas (aproximadamente 5mm ou 0,5 cm). precisamos retirar o amargor dela eu aprendi de duas maneiras, imersa em água com um pouco de vinagre de vinho tinto e sal ou apenas usando o sal. Eu prefiro a segunda o opção usar somente o sal. Faça da seguinte forma polvilhe uma pitadinha de sal nos dois lados da berinjela e delicadamente com as mãos esfregue para se espalhar (o sal deverá ser bem distribuído, isso ajuda a evita a oxidação do vegetal), Acomode as fatias salgadas numa peneira apoiada sobre um recipiente, o sal vai agregar sabor; tirar o amargor; evitar a oxidação;  e além disso desidratar (vai eliminar muita água). Deixe por cerca de 3 a 5 minutos desidratando.

seque as fatias no papel toalha e dê uma rápida selagem, numa frigideira antiaderente
em fogo médio por 5 segundosde cada lado, se achar necessário pincele azeite (pouquíssimo mesmo para não encharcar).

Forme colunas seguindo a ordem:
assadeira forrada com papel manteiga ou pra de louça
molho
dispor de 1 a 2 fatias berinjela
molho
manjericão
mussarela de búfala fatiada

formando 1 coluna da três camadas, ao chega na ultima camada polvilhe queijo parmesão fresco ralado na hora. Leve ao forno para derreter o queijo e aguarde gratinar. Se tiver maçarico, leve ao forno ou a salamandra para aquecer e finalize com o maçarico.

*hipoclorito de sódio - é um produto usado para purificação de água e alimentos. Pode ser encontrado no formato líquido (de fácil acessibilidade em hipermercados) ou em pó (utilizado em cozinhas industriais e cozinhas profissionais). Leia atentamente as instruções de uso, existem alguns cloros/água sanitária que também podem ser usados na assepsia de alimentos, leio o rótulo antes. Utilizar vinagre para higienizar os alimentos não resolve, ele até ajuda na eliminação de bactérias mais somente as de menor resistência por isso opte por hipoclorito de sódio, pode não parecer mais insumos não higienizados ou higienizados de maneira incorreto pode acarretar muitos malefícios à saúde de quem consumir. É por isso que resiste algumas resoluções e leis garantindo alimento seguro e segurança alimentar.


Se quiser aprender mais sobre o benefícios da berinjela acesse:


You Might Also Like

0 comentários