pp

Filé Mignon forneado flambado no whisky

06:29



Quando for comprar a carne faça o seguinte, verifique quantas pessoas irão degustar em média, num almoço, crianças consomem cerca de 100 g, mulheres 250 g e homens de 250g a 300g de carne.

Como estou acostumada a cozinhar para pequenos grupos a receita é para que eu vou ensinar é para aproximadamente 12 pessoas


A carne – comumente vende a peça, evite comprar em super ou hiper mercados, não costumam ser de qualidade, e não é 100% limpo, prefira comprar em açougue pequeno. Também observe as características sensoriais do produto, como: cor escura, é sinal de que não esta fresca, quando está apropriada para o consumo possui colocação vermelha clara e está macia, muitos estabelecimentos costumam usar nitrato ou nitrido em cárneos para mascarar a percepção de cor. A questão é que na maioria das vezes é aplicado de maneira inadequada desobedecendo algumas normas impostas pela ANVISA, e geralmente esses aditivos químicos são usualmente comuns em hipermercados.

3 kg aproximadamente de filé mignon previamente limpo (solicite ao açogueiro)

50 ml de whisky do tipo Scoth Blended (existem vários tipos de scoth blended, geralmente os de garrafas transparentes são mais suaves, os escuros mais fortes.

250 ml de agua

Sal

¼ cebola bem picada

4 dentes de alho grande sem o talo e amassados/socados (o talo a amarga e se  picar ao invés de socar não vai exalar o aroma)

Pitada de pimenta do reino

2  colheres (chá) de alecrim desidratado ou 1 ramo de alecrim fresco

Azeite

Assadeira
Papel alumínio
3 cebolas fatiadas ou 4 batatas grandes  fatiadas

Num potinho coloque um pouquinho de azeite e alecrim dê uma macerada nele para liberar o aroma, reserve.

Numa vasilha maior coloque o whisky, cebola, alho, água,  e o azeite com o alecrim macerado. Misture tudo, ajuste os temperos. Eu gosto de fazer o tempero separado ao invés de logo ir colocando tudo na carne, assim, eu posso experimentar pra saber se esta bom de sal.
Pegue uma vasilha grande o suficiente para caber o filé. Com uma faca de ponta bem afiada e de ponta “assassine a carne” mais com delicadeza para não estragar o boi. Esse método facilita a fixar o tempero um pouquinho mais rápido o azeite também exerce a função de incorporar mais rápido sabor.
Pegue o líquido em punhados e vá esfregando na carne.
Ela deve ser temperada duas horas antes, vá virando a peça e esfregando o caldo a cada 20 ou 30 min. Não tempere de um dia para o outro, ela vai ficar desidratada. E deve ficar armazenada na geladeira e bem vedada.
Pegue uma assadeira e forre com papel alumínio (facilita muito na hora de higienizar a louça). Faça uma caminha de cebolas com azeite e sal, ou de batatas (lave e corte-as finamente – não precisa descascar- e esfregue sal e deixe um tempinho na peneira, o sal além de temperar, evita a oxidação e ainda elimina um pouco de água).
Após um bom tempo que a carne descansou no tempero, retire da vasilha e coloque na assadeira a com uma caminha de insumos. Com o forno preaquecido em temperatura media forneie por cerca de 1h a 1h e 30. Após 40 minutos de forno comece a vigiar. Em temperatura baixa vai assar mais não fica com cor bonita, temperatura alta não forneia por igual fica crua por dentro e ressecada por fora.

Corte o filé sirva. Você pode usar a liquido tempero para fazer um molho – acrescente um pouco mais de água aguarde ferver e coloque um pouquinho de farinha de trigo para engrossar; faça isso quando a carne estiver pronta – só não aconselho colocar junto a para assar porque influencia no tempo de cocção da carne. Deguste!

You Might Also Like

0 comentários