pp

Pamonha

09:10


1 Colher (sopa) de creme de leite opcional (se quiser mais cremosa)

500 g de massa de milho

100 g de banha de porco ou manteiga ou margarina


50 g de queijo fresco tipo mussarela (daquele de trança da fazenda)


4 dentes de alho

¼ de cebola bem picadinha

100 g de linguiça aferventada (ferver contribui para uma significativa diminuição do sódio e gordura)

15 g de sal

Liguinhas, borrachinha coloridas resistentes ao calor (tipo essas de prender dinheiro, tem um tipo que vende em lojas de embalagens e são coloridas e não dão gosto dão sabor, também é possivem encontra em papelarias mas compre da colorida essas simples, comuns de prender R$ são as responsáveis por dar sabor desagradável).
Muita palha de milho grande (pode ser pequena também mais a goiana é grande), verdinha, e sem nenhuma imperfeição.

Coloque a massa de milho num recipiente grande o bastante, reserve. Soe a cebola na gordura, em seguida adicione o alho. Com o alho e cebola refogados, desligue o fogo e despeje juntamente com a gordura imediatamente sobre a massa de milho e mexe rapidamente – essa técnica é usada como um método de pré cozinhar massa, não podemos levar a massa diretamente ao fogo na panela pois assim cozinharíamos a massa e ao invés de se transformar em pamonha viraria mingau o polenta. Se quiser que cremosidade, adicione o creme de leite.


Agora monte a saquinho da pamonha usando a palha de milho como na imagem abaixo:

Via Blog da Leili


Com uma concha coloque a massa do milho, um pedaço de linguiça use o dedo para medir o tamanho(aproximadamente 3 ou 4 dedos), e pedaço do queijo fresco mesmo tamanho da linguiça. Vede com uma palha e delicadamente prenda com as liguinhas (tem que ter cuidado para não rasgar a palha).

Coloque as pamonhas numa panela de pressão até a metade e coloque 1/3 de água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Também pode ser cozida sem pressão que demora 40 minutos em para cozinhar em água fervente, ou assada que demora três vezes mais em temperatura media (e pode queimar a palha e a pamonha fica mais seca).




*Tem muita gente que tem dúvidas ao cozinha na pressão, para quem ainda tem medo é muito simples, nunca encha de mais a panela no máximo ate a metade, precisa ter espaço para o vapor (se não ela explode), o tempo de cocção é contado a partir do momento que ela da pressão, ou seja, quando ela começa “chiar”. Quando atingir o tempo marcado desligue o fogo e aguarde para de sai o vapor, mesmo quando ela para, ainda tem um vaporzinho lá dentro então, pegue um garfo de cabo longo e levante a válvula e aguarde sair o vapor, depois pode abrir sem medo. NUNCA, coloque a panela quente debaixo da torneira para a água abaixar a temperatura, pois com o tempo sua panela ficará deformada e observe se válvula de segurança (aquela bolinha achatada geralmente com pontinho vermelho) está ok. Geralmente ao levar para fazer manutenção tem lugares que costumam retirar essa válvula e colocarem um parafuso / pino de alumínio, que pode apresentar um risco. Quando a válvula com pino (por onde sai o chiado) está entupida, a válvula de segurança sobe expulsa o pininho vermelho e para reduzir a pressão da panela, se isso não ocorrer, ela explode e pode causar desde um pequeno acidente até a explosão de uma casa.

Via São Carlos Agora

You Might Also Like

0 comentários