bases

Pão Árabe

16:34

O pão sírio, ou árabe, ou simplesmente Pita (grego), é apreciadíssimo nos países de língua árabe e em outros países do Mediterrâneo, Oriente Médio e Bálcãs. Ele é muito usado como acompanhamento de patês como homus, coalhada seca, no preparo de sanduíches como o beirute, falafel, souvlaki e kebabs.
E, assim como o pão branco, é feito de trigo, só que contem menos gordura e carboidratos. É uma ótima opção para quem quer variar a dieta sem




ingerir mais calorias.

Minha receita base:

Pão pita
280 g água morna
15 g fermento biológico fresco
650 g farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar

Dissolva o fermento na água morna, e deixe desenvolver por 20 minutos ( é o efeito esponja que eu já expliquei nesse post aqui). Reserve 200g de farinha, e junte o restante da farinha (450g) ao açúcar e o sal.
Una todos os ingrediente e sove, até resultar numa massa lisa e macia. Divida pedaço pedaços porcionados, boleie formando bolas lisas da massa (ou seja, retire todo o ar). Numa assadeira, polvilhe bastante farinha e repouse as bolas de massa por 50 minutos para dobrar de tamanho, vede bem a assadeira para não secar a massa.
Abra a massa em discos super finos (1mm), polvilhe farinha a medida que se abre a massa para não encolher (a massa encolhe em função do glúten, ao sovar a farinha liberamos o glúten, é esse componente que garante elasticidade e maciez a massa).
Esse pão pode ser coccionado de duas maneiras no forno ou numa frigideira antiaderente.
*No forno
Assar em forno preaquecido a 280ºC (muito quente) em cerca de um a 2 min (se seu forno for elétrico e tiver ventilação, melhor usar o a gás). Ela vai inchar mais logo o ar quente sai.
*Na frigideira
Use uma frigideira antiaderente, aqueça bem, em temperatura baixa coloque o disco e faça movimentos circulares para ir girando o pão para cozinhar mais ou menos 1,30 min de cada lado (aproximadamente).

*receita eu ganhei da minha cunhada 
Fonte

You Might Also Like

0 comentários