acompanhamentos

Pommes Anna / Batata boulangère

10:00


Originário da frança, o Pommes Anna um prato simples e saboroso, composto de batatas fatiadas finamente mescladas com ervas e assadas com fundo de legumes. Na verdade eu conheci essa receita com outro nome “batata boulangère”, ao conferir o nome (como eu me ensinaram na faculdade) no livro “O livro da cozinha clássica: a história das receitas mais famosas da história” percebi que não tinha nada relacionado a boulangère, também ao traduzir para o português achei sem sentido a tradução literal, batata padeiro. Enfim, depois de ler muito cheguei a conclusão de que Batata boulangère e Pommes Anna é a mesma coisa, referem-se a mesma receita, ao mesmo prato.



A verdadeira Pommes Anna:
1 batata grande

Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher sobremesa de manteiga de leite
Alecrim, tomilho, louro à gosto

Sanitize os vegetais, descasque a batata e fatie finamente no ralador (aquela lâmina comprida – que dá para filetar reto ou ondulado), estenda as fatias num prato um do lado da outra e polvilhe sal (bem pouquinho mesmo).
Junte a manteiga com as ervas e depois misture na batata.
Num ramikin untado com manteiga ou óleo acrescente as batatas fatia por fatia formando uma coluna longilínea. Adicione o fundo de legumes até a metade do ramikin e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por uma hora. Adicione mais fundo se necessário, nos últimos 15 minutos faltando para finalizar o assamento não acrescente mais líquido deixe evaporar.

Meu Pommes Anna (Foto)
2 Batatas pequenas
Azeite
Glutamato monossódico
Sal rosa do Himalaia moído na hora
Alecrim
Orégano
1 dentes de alho bem picadinho
1 fatia fina de cebola picada finamente
Água

O procedimento é igual ao da boulangère, a diferença é eu fiz com batatas pequenas e assei tanto em formas de empada como na forma de silicone para muffins. Ficou MA-RA-VI-LHO-SO. Degustem!

Fonte da história

You Might Also Like

0 comentários