amido e vinho

Spaghetti ao vino greco

07:29


250 g de espaguete
1 pimentão vermelho pequeno ou a ½ de um grande
2 dentes de alho sem o talo picado
1 c. (sobremesa) azeite
2 c. (sopa) de óleo vegetal
¼ cebola
Sal, pimenta do reino, glutamato monossódico à gosto
200 ml de Vinho tinto seco
100 ml de água filtrada

Numa panela cozinhe o macarrão em água

fervente com o azeite (no coloque sal), conzinhe na água pela metade do tempo, ou seja, na embalagem da massa que eu utilizei o tempo de cocção é 8 a 9 minutos. Então eu deixei cozinhar por 4 min. Escorra e passe em água corrente (isso ajuda a interromper a cocção). Descarte a água.
Pegue o pimentão, lave bem e retire o cabo verdinho e descarte. Corte-o ao meio e exclua as sementes e as colunas esbranquiçadas, esse procedimento evita que transfira acidez para o alimento. Corte em julienne.
Na mesma panela (não há necessidade de lavar), sem o líquido da primeira cocção, em fogo médio refogue a cebola e o alho no óleo. Em seguida adicione o pimentão, deixe dar uma “fritada” por uns 2 minutos.
Abaixe o fogo e despeje o vinho + a água filtrada, neste momento ajuste os temperos. Acrescente o espaguete. Aumente o fogo aguarde ferver, quando começar a borbulhar coloque em temperatura mediana, cozinhe por 2 min e depois “vire” a massa e cozinhe por mais 2 minutos. Desligue, adicione um pouco de azeite para dar um brilho, e sirva imediatamente.
*julinne – na alta gastronomia designa um corte em bastão com espessura de 3mm (fiíssimo). Lembro no 1º perído, meu professor nos fez aprender os cortes usando uma régua para medir espessuras e tamanhos


*vinho – quanto ao vinho eu usei um vinho tinto seco grego (importado), mais pode usar qualquer vinho tinto seco de boa qualidade (como um tinto fino de mesa – que tem um preço acessível), dê preferência aquele que contenham cabernet sauvignon, os vinhos produzidos com essa uva costumam ser de médio corpo ou bem encorpados.

Esta receita é uma releitura de uma publicação no Floating Kitchen

You Might Also Like

0 comentários