saiba mais

Tipos de Gorduras

10:39

Gordura Saturada
Encontrada em produtos de origem animal. Considerada uma gordura ruim para o organismo humano, porque se acumula facilmente nas paredes internas dos vasos sanguíneos acelerando a formação de placas de gordura e entupimento das veias,
havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, é um dos principais vilões da obesidade e por estar associado a problemas cardíacos.

Gordura Insaturada
De origem vegetal. Tem a função de diminuir o colesterol ruim no organismo. Apesar de ser mais saudável também exige controle no consumo, em excesso pode causar doenças coronarianas.
A gordura insaturada é subdivida em dois grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas.
Monoinsaturadas – possui apenas uma ligação dupla de carbono. Encontrado principalmente no azeite e no óleo de palma.
Poli-insaturadas – possui mais de uma ligação dupla de carbono. rica em Acidos graxos essenciais que são os famosos Omegas, 3, 9, 6, 7 e fundamental para manutenção das funções orgânicas.

Gorduras Trans
A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processo são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, denominando o termo “gorduras trans”. Ela não é benéfica a saúde e podendo causar danos ao organismo, principalmente: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é muito encontrada em uma grande maioria de alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, biscoitos, sorvetes e muitos outros. 

Fonte:

You Might Also Like

0 comentários