bolo whoopie

Whoopie marmorizado de chocolate e niño

20:45



O whoopie surgiu na Pensilvânia (E.U.A.), mais precisamente na região de Amish. O nome, em tradução livre ‘oba’, é relacionado a reação das crianças ao observarem a guloseima na lancheira. E, tradicionalmente o doce tem massa de chocolate e recheio de mashmallow.

A receita original é do chef Carole Crema disponível nesse link
1 e 2/3 xíc. (chá) farinha de trigo, 2/3  xíc. (chá) chocolate em pó, ½ colher (chá) bicarbonato de sódio, 8 colheres (sopa) manteiga sem sal, 1 xíc. (chá) açúcar
mascavo, 1 ovo, 1 colher (sopa) essência de baunilha, 1 copo (200 ml) leite integral.

Na batedeira bater o açúcar e a manteiga, até obter uma massa esbranquiçada. / acresce o ovo, sem parar de bater. / aos poucos adicione o leite/ vai polvilhando a farinha até incorporar (mantenha a batedeira ligada). / disponha o chocolate em pó e por fim o bicarbonato de sódio e a essência de baunilha./ coloque a massa num saco de confeitar e modele as bolinhas ou molde usando uma colher. Asse em forno preaquecido a 180ºC em torno de 12 min.

Minha adaptação
Como eu queria obter uma massa marmorizada, segui a receita acima até a parte em que coloca-se farinha de trigo e não usei batedeira, foi no fuet e maozinha mesmo (morar em apartamento tem disso, não se pode cozinhar barulhando). Depois disso foi tudo da minha cabeça:

Dividi a massa é 2 partes, numa adicionei ½ xíc. (chá) de chocolate em pó e noutra ½ xíc. (chá) de leite é pó. Misturei levemente as massas. Na hora de assar eu usei minha formas para muffins em silicone, coloquei em cada lacuna aproximadamente 1 colher de sopa bem cheia da massa, depois de preenchida bati a forma levemente sobre a pedra de mármore para alisar a massa e retirar o ar. Levei para assar na temperatura indicada pelo chef, mais por uns minutinhos a mais (15 min). Quando retirei desenformei 1 mais estava muito macio por dentro, ia desmanchar na hora de desenformar mesmo resfriado, então coloquei no freezer e apertei aquele botãozinho mágico fast freezing (ou congelamento rápido) por uns 15 minutos, ficou mais fácil para desenformar, mais precisei retirar com um garfo porque se eu tentasse empurra com a forma também teria estragado (estraguei 1, eu precisava testar e degustar).
Ah! E mais uma coisa, eu não usei bicarbonato somente na hora de montar esse post é que eu fui atrás para saber o porque do bicarbonato. Bom quando o bicarbonato entra em contato com algum tipo de ácido, nesse caso o leite, ajuda a massa ter leveza e crescer um pouco. (no site receitas de minuto explica detalhadamente).

Fonte:

You Might Also Like

0 comentários