broa de fuba

Broa de fubá

15:13


200 g de fubá
200 g farinha de trigo
150 g de óleo
340 g de leite
300 g agua
200 g de açúcar refinado (ou cristal batido no liquidificador)
De 2 a 6 ovos
Q.B. (quanto baste) de erva doce
Num recipiente misture o fubá com a farinha. Na panela adicione o açúcar, o leite, a agua e o óleo, deixe ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo e despeje sementes de erva doce e as farinhas aos poucos sem parar de mexer até que a massa desgrude da panela. Desligue o fogo e deixe resfriar um pouco.
Leve a massa para a batedeira e adicione os ovos um a uma até atingir o ponto fita.
Numa forma untada despeje a massa e leve ao forno preaquecido entre 180 C a 220 C por aproximadamente 30 minutos.

*Não abra o forno até que a broa esteja assada por completo. Se abrir antes do tempo elas murcham.
*você vai saber que estão prontas quando ficar bem morena
*o controle de temperatura pode variar de um forno para o outro. Aqueça o forno mantendo a temperatura na 2ª menor indicação.
* fornos pequenos aquecem mais rápido e por isso também cozinham os alimentos mais rápido, neste caso, ao levar a massa ao forno fique atento(a) pois o bole poderá ficar pronto antes do previsto.
*nunca cozinhe na temperatura mínima indicada pelo forno (a mais baixa de todas), além de gastar muito gás, o seu tempo, bactérias contidas em determinados alimentos só morrem quando expostas a altos níveis de calor.
*Não eleve a temperatura, queima o alimento por fora e não cozinha por dentro.
*fornos elétricos demoram muito mais para assar, se seu forno for grande, daqueles quadrados (típico dos modelos de embutir) pré-aqueça com 30 minutos de antecedência. Dependendo da marca, os fornos de embutir também podem variar muito para cozinhar o alimento pois ele mantem a temperatura constante (diferente do a gás que, em algumas ocasiões como na confeitaria as vezes é necessário desligar o forno.
*você pode inovar modelando a massa com um saco e bico de confeireiro ou usando forminhas de silicone para muffins.
* untar - se for usar uma forma de alumínio comum unte com óleo ou manteiga e farinha de trigo. Se vai usar uma forma antiaderente ou de silicone, passe apenas óleo ou manteiga, com a ajuda de uma papel toalha assim não fica com excessos. Formas silicone sempre no primeiro uso ( a estreia) e cada 3 ou 4 vezes de uso, é bom usar o óleo. Eu observei depois de um tempo que a minha forma de muffins precisa de uma banho de óleo no 4 uso dela.

You Might Also Like

0 comentários