cabernet sauvignon

Costela bovina com redução de cabernet sauvignon

11:09














Temperar
2 kg costela bovina
10 dentes de alho grande sem talo e macerado
1/4 cebola picadinha
Pimenta do reino
Molho de soja/shoyu
Sal
Realçador de sabor
Q.B. azeite
Num potinho coloque a cebola e o alho, dê uma misturadinha e adicione o azeite até um dedo acima do nível da pasta de alho e cebola. Adicione o sal, pimenta, o realçado de sabor e o shoyu, misture e experimente até observar que o tempero estão no ponto. Com as mãos higienizadas, pegue um pouco de tempero e espalhe nas palmas das mãos, pegue um pedaço de carne e esfregue as mãos temperadas na carne. Repita o procedimento com cada pedaço, sem sobrar tempero pode jogar nas carnes temperadas e dê uma misturadinha com as mãos. Vede o vasilhame com as carnes temperadas com um plástico filme e deixe descansar na geladeira por cerca de 2 horas ou até observar que a coloração de grande parte dos pedaços de carne mudou, de vermelha para marrom.
*azeite ajuda amaciar a carne e facilita a penetração do sal nas fibras com mais rapidez
Para cozinhar(iniciar após o descanso da temperada)
½ cebola picadinha
3 C.S. de alho s/ talo e macerado
1 garrafa de vinho tinto seco cabernet sauvignon
2 copos de agua filtrada
2 C.S cheias de margarina
Sal
Na panela de pressão em fogo baixo refogue a cebola, quando sentir o aroma acrescente o alho e aguarde soltar o aroma. Abaixe o fogo e dicione ½ garrafa do vinho e o sal até sentir que tem sal mais que ainda falta salgar mais um pouquinho, mais não coloque mais sal, a carne já esta temperada. Vá acomodando os pedaços de carne um a um, o liquido do vinho deve cobrir bem os pedaços (não até só ver vinho), se achar necessário acrescente no Maximo 2 copos de água. Não se esqueça que a panela deve ter 1/3 de espaço livre para o ar. Vede a panela assegurando-se que ela foi travada de maneira correta. Aumente a chama e guarde começar a chiar e conte 20 minutos. Desligue, não ultrapasse dos 30 minutos, pois a pressão amacia mais também resseca as fibras da carne.
Molho
Vinho tinto seco cabernet sauvignon
1 C.S. cheia de alho
1 C.S. cebola picadinha
½ cenoura (previamente lavada, descascada, e fatiada finamente)
1 C.S. margarina
Sal
Realçador de sabor
½ copo de agua filtrada.

Numa panelinha refogue em fogo médio a cebola com a margarina, acrescente o alho e atentando a liberação dos aromas. Diminua a intensidade da chama e despeje a outra metade do vinho, a cenoura fatiada e a água. Ajuste os temperos e aguarde o liquido reduzir. Não cozinhe em temperatura alta porque reduz o liquido mais o álcool não evapora muito, e contato com calor da chama baixa o liquido seca menos e o álcool evapora muito mais por ficar mais tempo em contato com o calor. Se quiser um molho levemente grosseiro adicione uma colher de sobremesa de farinha de trigo dissolvida na água (evita a formação de grumos) ou farinha de mandioca. 

You Might Also Like

0 comentários