acompanhamento

Ricota caseira

10:02


















1 L de leite
1 colher (chá) de sal
De 5 a 8 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 cebola pequena bem picadinha
1 colher (sobremesa) de alho sem o talo e macerado ou picado finamente
Shoyu (à gosto)
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Salteie a cebola com manteiga na frigideira em fogo médio, quando começa a dourar acrescente o alho aguarde sentir o aroma e apague a chama, reserve.
Numa panela despeje o leite, leve ao fogo aguardando levantar fervura. Quando começar a ferver desligue o fogo e adicione o vinagre uma colher de cada vez e misturando. Ao notar que o leite começou a talhar pare de adicionar o vinagre. Neste momento junte a cebola e o alho reservados, o sal e o shoyu (se quiser) na panela e dê um mexida. Deixe descansar por 10min ainda na panela.
Com uma peneira separe o soro (descarte) da parte sólida, transfira o sólido para um pano de algodão limpo e feche com as mãos formando uma trouxa. Pressione o pano para eliminar o soro restante. Disponha a ricota numa vasilha e leve a geladeira por 2h antes de servir ou por 30 min no freezer.

*1L de leite integral, rende 150g de ricota. Se a restrição for de 0% lactose, ficará doce, rosado e renderá uma porção um pouco menor que 150g. Desnatado e semi desnatado, por conter menos gordura apresenta um porcionamento abaixo em relação integral.


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