lanche

O que eu aprendi fazendo panquecas: sem glúten, sem lactose e uma lightcom de iogurte

05:43





Massa

2 xic. (Chá) de fubá de milho

1 colher (sopa) farinha de linhaça

2 ovos pequenos ou 1 grande

2 col. (sopa) de manteiga ou margarina derretida

Sal

Pitadas de manjericão desidratado e orégano

2 col. (chá) de fermento em pó químico (para bolo) ou bicarbonato de sódio.

Margarina ou manteiga para passar na frigideira

2 xic. (chá) de leite comum ou sem lactose ou pode ser água mesmo
Recheio (faça antes da massa)

6 bifes de contra filé, cortado em tiras firas. Faça tempero num potinho com muito azeite, pitada de sal, 2 dentes de alho picados finamente, glutamato monossódico (realçador de sabor), ervas a gosto. Mistura tudo, experimenta, se necessário ajuste o sal. Coloque a carne sobre um escorredor de macarrão sobre uma vasilha e adicione mix de temperos. Aguarde uns 15 minutos ou até observar que a carne deu uma escurecida, isso significa que o sal já penetrou na carne então vc já pode fritá-la. Aguarde esfriar acrescente algum queijo de sua preferência (que derreta) cortado em cubos pequenos.
Para a massa

Misture todos ingredientes no liquidificador (mais também dá certo bater a mão com fuet). A massa deve ter uma consistência que caia lentamente da colher. Adicione 2 conchas cheias da massa na frigideira previamente aquecida e delgaçada com manteiga. Cozinhe em fogo médio. Conte 30s e acrescente o recheio ao centro e coloque mais uma concha de massa. Quando as laterais estiverem "esbranquiçadas" e o centro estiver com várias bolhinhas.
**se estiver de dieta substitua o leite/água por iogurte natura desnatado.

**se pretende fazer a massa para usar mais tarde, não acrescente o fermento e a margarina derretida. Adicione estes 2 ingredientes somente na hora de cozinhar a sua massa, o fermento porque o sal inibe o seu desenvolvimento (mas se misturamos na hora e levamos imediatamente ao fogo ele cresce), e a margarina (assim como a manteiga) quando entram em contato o frio volta ao estado sólido; deixando a massa cheia de grumos.

**eu testei anteriormente uma panqueca doce de banana, em que na receita consiste apenas açúcar e banana amassada. Bom, eu não recomendo fazer dessa forma, a massa precisa ser firme, recomendo adicionar algum tipo de farinha para da uma "liga" mais resistente, assim a massa não fica mole e facilita na hora de virar.

***qual a diferença entre panqueca, pancakes e crepe? A massa base e igual para todas. •crepe• de origem francesa, basicamente trata-se de uma camada fina de massa acompanhada de recheios (faça o crepe mais famoso do mundo: pesquise por "crepe suzette"). •panqueca• a massa é mais grossa. •pancake• as famosas panquecas americanas tem como diferencial o acréscimo de fermento químico ou bicarbonado de sódio, algumas receitas também levam 1 colher de sopa ou sobremesa de amido de milho (maisena).

You Might Also Like

0 comentários